Devido a sua complexidade, o transporte de ônibus e caminhões deve ser realizado por empresas especializadas, que possam garantir a segurança durante todo o deslocamento e a qualidade do serviço realizado.
Se você precisa transportar veículos pesados como estes e não sabe muito sobre o assunto, essa leitura vai ajudar. Confira informações relacionadas aos custos, riscos, cuidados necessários e vantagens de contratar um serviço de transporte de ônibus e caminhões.
Para a entrega e deslocamento de ônibus e caminhões, muitas vezes as empresas escolhem o transporte por meios próprios. No entanto, essa não é a única alternativa. O transporte de ônibus e caminhões pode também ser feito por uma empresa especializada, por meio de veículos como o caminhão prancha, que pode tornar o serviço mais prático e seguro.
Porém, antes da contratação, é importante assegurar que a empresa escolhida para o transporte atende às normas na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Afinal, a legislação é específica em relação aos requisitos técnicos e de segurança desses caminhões. Qualquer falha ou descumprimento das exigências pode impedir sua circulação.
Desde que tudo esteja de acordo, o transporte de ônibus e caminhões por transportadoras especializadas é a melhor opção. Isso porque, é possível contar com a segurança, praticidade, e tranquilidade, seja no transporte com o caminhão prancha ou rodando por meios próprios.
O diferencial de quem quer contratar uma empresa que faça esse tipo de serviço é a agilidade e o preço.
Geralmente, quem oferece ao cliente a opção de transportar ônibus e caminhões via meios próprios, conta com uma equipe de motoristas treinados e habilitados à disposição para oferecer um trabalho de qualidade, com foco na agilidade e segurança.
Apesar disso, muitos deixam de contratar o serviço devido aos possíveis riscos apresentados para o veículo e também para terceiros, bem como para evitar o desgaste do ônibus ou caminhão que está sendo transportado.
O valor cobrado pelo serviço de transporte de ônibus e caminhões pode variar de acordo com a empresa. Afinal, existem diversos fatores para cada operação. No entanto, alguns custos podem se assemelhar.
Por se tratar de veículos de grande porte, o transporte é feito por meio do caminhão prancha, destinado também para esse tipo de logística. Entretanto, muitos ainda escolhem formas alternativas de transporte buscando menores custos. A mais comum delas é o deslocamento por meios próprios.
Ao contratar uma empresa especializada, o valor do serviço de transporte de ônibus e caminhões inclui quesitos que são essenciais para a segurança. Além disso, a distância, local de coleta e entrega e mais fatores também influenciam o preço. Conheça os principais.
A distância percorrida é a base do cálculo, considerando que o transporte de ônibus e caminhões deve envolver fatores como custo com combustível, pedágios, desgaste com pneus, motor e outros.
Dessa forma, quanto maior a distância, mais alto será o valor cobrado do frete. Contudo, este não é o único aspecto determinante para os custos do transporte de veículos como ônibus e caminhões.
Outro fator que influencia o valor do serviço para transporte de ônibus e caminhões é a segurança dos veículos. Garantir a segurança durante todo o trajeto e a cobertura dos riscos é indispensável na contratação desse serviço. Este aspecto costuma aumentar o valor do transporte, visto que o custo é avaliado segundo o modelo e ano do veículo que será transportado.
Os principais impostos aplicados no valor do transporte de ônibus e caminhões é uma forma de manter o serviço regulado e legalizado. Essa tributação é uma das principais preocupações das empresas de transporte. Portanto, as transportadoras buscam otimizar seus recursos de forma a oferecer qualidade e preço justo, sempre respeitando o pagamento dos impostos. Veja os principais.
O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é a principal tributação que incide em qualquer serviço prestado em um município. Ou seja, as empresas de transporte de carga devem pagar um valor baseando-se na alíquota determinada pelo local de origem do transporte. Ainda que de responsabilidade da prefeitura, o governo federal é quem determina a porcentagem que deve estar entre 2% a 5% do preço cobrado pelo serviço.
Entre os impostos aplicados nos custos de transporte de ônibus e caminhões está o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Esse é o principal tributo estadual que deve ser pago por uma empresa transportadora.
Ele é administrado por cada estado e cobrado sobre operações relativas à prestação de serviço, circulação e venda de mercadorias no território. Assim, afeta empresas de transporte interestadual e intermunicipal.
Os tributos federais que são pagos pelas transportadoras refletem nos custos de transporte de veículos, incluindo impostos de serviços, seguridade social e direitos trabalhistas dos colaboradores da empresa.
O Imposto Sobre Produtos Industrializados é um tributo aplicado aos produtos nacionais e importados, com alíquota determinada de acordo com o tipo de mercadoria produzida ou comercializada.
Para transportadoras, o valor incide sobre o frete e entra como base de cálculo para pagamento do imposto. Outros valores considerados são o do próprio produto, seguros e demais despesas geradas pelo transporte.
O COFINS é o tributo que tem incidência sobre o faturamento total da empresa. Como é cobrado de todas as instituições, não é um imposto exclusivo de custos de transporte de veículos. Sua alíquota varia entre 3% e 7,6%, de acordo com o enquadramento tributário da empresa.
O IRPJ é o imposto cobrado de todas as empresas que dispõem de um CNPJ. Esse tributo declarado anualmente ou trimestralmente tem como porcentagem determinada em 15%, e incide sobre o lucro líquido das empresas que se enquadram em Lucro Presumido, Real ou Arbitrado. Por isso, também deve fazer parte do valor cobrado durante o transporte de ônibus e caminhões.
Este imposto incide sobre o lucro líquido do período base de todas as pessoas jurídicas no país, como forma de apoiar financeiramente a Seguridade Social. Apesar de contar com normas e bases de cálculo do IRPJ, as empresas de transporte têm a especificação fixada da alíquota em 12% a ser aplicada no serviço.
A falta de conservação das rodovias no Brasil é um problema que causa a ineficiência dos serviços de transporte. Por se estender também pelas vias principais do país, existe a dificuldade de deslocamento de veículos, atingindo não só empresas de transporte, mas também veículos de passeio e outros.
Além de enfrentar diversos desafios que influenciam no tempo de deslocamento, conservação do veículo e segurança da carga, outros problemas operacionais afetam as empresas devido a precariedade nas estradas, gerando prejuízos.
Com as más condições da malha asfáltica, altos gastos com pedágio, manutenção e alta no combustível presentes na vida dos caminhoneiros, é preciso considerar estes fatores no momento de calcular os custos do transporte de ônibus e caminhões.
Associado a corrupção nas estradas que afetam o transporte de veículos e outras cargas, são desenvolvidos problemas importantes na rotina dos profissionais que realizam o serviço de transporte, outro fator que exige avaliação para calcular os custos.
O transporte por meio de rodovias requer atenção e cuidado, afinal grande parte das estradas brasileiras são precárias, por falta de manutenção regular. Por essa e outras razões, existem diferentes seguros que garantem a indenização à empresa em caso de dano aos ônibus e caminhões decorrente de acidentes.
Algumas modalidades são obrigatórias e de extrema importância para assegurar a confiabilidade durante a contratação do serviço de transporte. Por isso, é importante exigir da empresa contratada a comprovação de que tudo está em conformidade com o estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Entre as maiores responsabilidades das empresas que prestam serviço de transporte de ônibus e caminhões está a garantia da segurança dos veículos transportados. Dessa forma, algumas ações são importantes como forma de assegurar que o processo seja transparente e realmente seguro.
Um deles é o rastreamento de cargas. Essa ação é cada vez mais prática e acessível, devido à ascensão da tecnologia. Além disso, existem diversas ferramentas para a realização desse processo. Entre elas, estão:
Como forma de atender as necessidades exigidas para que o transporte de ônibus e caminhões seja realizado com qualidade e segurança, escolher uma empresa especializada oferece diversos benefícios. Dessa maneira, o serviço se torna cada vez mais necessário para os usuários. Confira as principais vantagens a seguir.
O transporte de ônibus e caminhões é realizado por veículos equipados com tecnologia de última geração. Entre eles, estão presentes itens como rastreadores e outras ferramentas tecnológicas, responsáveis por garantir que a empresa acompanhe o percurso da carga desde seu ponto de partida até a chegada.
Outra vantagem relacionada a contratação de uma empresa para transportar ônibus e caminhões é a garantia de segurança para o proprietário. De forma geral, as transportadoras que atuam no segmento precisam seguir à risca as normas nacionais de transporte. Assim, é necessário respeitar limites de velocidade, horários de circulação, uso de equipamentos de segurança e mais itens previstos em lei.
Algumas transportadoras especializadas têm suas rotas definidas de forma prévia, com percursos que incluem passagens em estradas mais seguras e com melhores condições. Além disso, o motorista do caminhão de transporte é um profissional experiente e capacitado para conduzir o veículo por trajetos seguros, garantindo que a carga chegue em perfeito estado ao seu local de destino.
As empresas de transporte são formadas por profissionais treinados para conduzir um veículo de carga. Além de serem altamente capacitados para a condução, também são treinados para o gerenciamento de riscos.
Por isso, escolher uma empresa com atendimento especializado e profissionais que estejam dentro das práticas exigidas para o exercício da profissão é a melhor maneira de aproveitar os benefícios que o transporte de ônibus e caminhões oferece.
Ao contratar um serviço de transporte para a frota, o contratante também estará diminuindo os gastos. Entre eles, estão o combustível, pedágio, desgastes mecânicos e até mesmo acidentes, muitas vezes causados pelas más condições das estradas.
A praticidade de ter o ônibus ou caminhão transportado com o mínimo de risco de danos materiais e à vida, evitando horas de estrada que possam resultar em acidentes, é outra vantagem de escolher uma empresa especializada. Utilizando serviços de transporte, o contratante pode aguardar sua carga no local de destino sem grandes preocupações.
O setor de transporte de veículos, assim como outros setores econômicos, apresenta regras que devem ser seguidas. O propósito para isso é a necessidade de seguir as diretrizes estipuladas por lei para que as atividades sejam realizadas de modo a garantir a segurança de todos. Dessa forma, alguns pontos são fundamentais.
É muito importante que o motorista responsável pelo transporte de veículos pesados tenha em mãos os documentos referentes ao deslocamento do ônibus e caminhão, e que tais documentos estejam em dia. Assim, o profissional deve estar com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão compatível para o transporte (C, D e E) em dia.
Da mesma forma, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Carga, notas fiscais do veículo transportado e a documentação referente ao seguro da carga, assim como as demais autorizações de transporte, devem estar em dia, e presentes.
Para o transporte de ônibus e caminhões, assim como outros veículos pesados, são estipuladas determinadas dimensões e pesos máximos, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O valor especificado representa a largura máxima de 2,60m, altura máxima de 4,40m e comprimento de até 19,80m.
Já em relação ao peso bruto total, o valor máximo por unidade ou combinação de veículos é de 45 toneladas. Com referência ao eixo do caminhão de transporte de veículos pesados, os valores podem variar de acordo com a tabela estipulada pela Resolução nº 12/98 artigo 2º.
Por fim, outro cuidado que deve ser respeitado nesse tipo de transporte é a emissão de poluentes. De acordo com a resolução Nº452, de setembro de 2013, o CONTRAN ordena a fiscalização e aplicação de multa em veículos que ultrapassarem os limites de emissão de gases poluentes. Assim, os valores para infração são apontados considerando o ano de fabricação do veículo, e o tipo de motor e combustível atualmente utilizado.
Após entender a importância de contratar uma empresa especializada para este serviço, é hora de pesquisar e escolher a que melhor atenda suas necessidades.
Quer uma empresa que garanta praticidade, rapidez e segurança para o transporte dos seus veículos? Então, conheça melhor os serviços da Brasil Autos!
Não saia de casa! Oferecemos soluções práticas e cômodas, seja você pessoa fisica ou jurídica.
Obs.: Não transportamos veículos que não funcionem/sinistrados.
Fale conosco
Ligar: (011) 4101-8090Ligar: (011) 4397-6090Horários de atendimento
Segunda à Sexta das 8h às 18:30h
Sábado das 8h às 12h
ACEITAMOS CARTÕES em até 12x